10 dicas para você gerenciar melhor o trabalho home office
Deixe um comentárioO Brasil é o terceiro país em que mais cresce o trabalho home office, nos últimos três anos cerca de 47% das pessoas utilizam esse método.
Abaixo listamos 10 dicas para quem deseja utilizar essa forma de trabalho:
- Defina um planejamento para o dia (ou para a semana de trabalho)
-
- Ter as atividades descritas, de forma clara, para o dia (ou semana) de trabalho vão ajudar no cumprimento de todas as tarefas
- Determine prazos para as atividades
-
- A definição do tempo ou do horário limite para realização das tarefas deve ajudar na organização do dia de trabalho
- Manter rádio e televisão desligados
-
- Os programas de rádio ou televisão, com contextos distantes das responsabilidades do trabalho, devem ser fortemente evitados para que não afetem negativamente a concentração
- Ter um local privativo
-
- Um local onde se possa classificar como “ambiente de trabalho” ajudará muito no cumprimento das atividades.
- Equipamentos de qualidade
-
- É importante que os recursos (computador, smartphone, impressora, etc) estejam alinhados com as demandas do trabalho. O envolvimento e o resultado são impactados também por essas condições.
- Reduzir contato com outros moradores
-
- Alinhar com os familiares, outros moradores(as) e funcionários(as) a necessidade em se manter focado(a) na atividade profissional. Definir regras para o relacionamento com as pessoas em casa, no horário de trabalho, será muito importante para o bom desempenho.
- Ter acesso de qualidade à Internet
-
- Por várias razões, cuidar da estrutura de acesso à internet é decisivo para o trabalho em home office com boa qualidade.
- Materiais necessários para o trabalho
-
- Se atentar para não esquecer na empresa, materiais ou outros recursos que sejam importantes para execução das atividades. Isso pode fazer com que os dias de trabalho sejam perdidos.
- Vestir roupas alinhadas com o dia a dia do trabalho
-
- Apesar de não ser necessário o mesmo padrão de roupa do dia a dia na empresa, é também importante não relaxar e se vestir como se tivesse acabado de acordar. A maneira de se vestir também pode interferir no comportamento.
- Disciplina, disciplina e disciplina
-
- A sugestão mais importante, é que não falte, em nenhum momento, disciplina com a rotina de trabalho. Esse deve ser o grande diferencial para o sucesso no trabalho em home office.
Escrito por Marcelo Jabur, Consultor de Gestão e Carreira, professor da FGV (Faculdade Getulio Vargas) e Coach Executivo de Liderança. Publicado por: Exame
Categorizados em: Todas as matérias